Pular para o conteúdo principal

VOCÊ ESTÁ PREPARADO PARA SER PATRÃO?

                                                                                                                                                      ROQUE LANE           Esse artigo diz respeito aos cuidados que o empreendedor deve ter antes e depois de iniciar o seu negócio por conta própria.
Em junho de 2004, a Revista Pequenas Empresas Grandes Negócios (Globo) publicou uma lista de dicas para candidatos a empreendedores cujo título era Dez pontos a serem respeitados para quem quer vencer como patrão, reproduzida por inteiro no meu livro Manual do Empreendedor (Atlas).
Decorridos treze anos, tomei a liberdade de reproduzi-las novamente nesse artigo, pois, ainda considero um modelo a ser seguido por todos os que desejam ser donos do seu próprio negócio. 
  As dicas são simples, porém, valiosíssimas para quem deseja prosperar como empreendedor e devem ser adaptadas à realidade atual. Leia com carinho e vá além, elabore um Plano de Negócios para reduzir as chances de fracassar logo na primeira tentativa embora os revezes façam parte da vida de todo empreendedor bem-sucedido. Vejamos:
Muita pesquisa: antes de mergulhar de cabeça em um empreendimento por conta própria e risco, faça um levantamento minucioso do negócio, do mercado, da concorrência, do quanto você terá de investir e do capital de giro necessário para se sustentar no primeiro ano.
Visão global: uma das principais dificuldades de quem passa de empregado a patrão é conseguir olhar o negócio como um todo, e não apenas dominar a sua área como nos tempos de executivo. Pensamento sistêmico e pensamento holístico são fundamentais no mundo do empreendedorismo.
Benefícios: não tente atrair bons profissionais para a sua equipe oferecendo os mesmos benefícios das grandes empresas. Apresente o básico e capitalize para outras vantagens típicas de pequenos negócios, como, por exemplo, acesso livre ao dono, tomadas de decisões mais rápidas e mais chances de crescimento.
Bons hábitos: desenvolva boas práticas de gestão desde o primeiro dia. Trace previamente o perfil do tipo de líder que você deseja ser. Construa boas regras de convivência com a equipe. Seja um mentor e não um intimidador. Separe o que é da empresa e o que é particular, caso contrário, você nunca verá o resultado.
Horário de trabalho: ser o dono não significa trabalhar o quanto você quer e no horário que você bem entende. Conduzir uma empresa exige disciplina. Por isso, estabeleça horários para entrar e para sair e seja o primeiro a respeita-los. Invadir fins de semana deve ser visto como exceção e não como regra.
Decisões rápidas: não tenha medo de tomar decisões nem cultive o hábito de deixá-las para depois, com medo do resultado. Ao se tornar empreendedor, você tomou a decisão de dirigir sua própria empresa e de não depender dos outros para dar cada passo. O erro faz parte do processo, entretanto, quanto mais você pensar a respeito, menores as chances de fracasso.
Mão na massa: se você acredita que como empreendedor trabalhará menos do que nos tempos de empregado, desista. A rotina de patrão nos primeiros anos é dura e repleta de desafios. No início, você acumulará diversos cargos ao mesmo tempo até ganhar fôlego financeiro para contratar profissionais do mercado.
Equipe: não contrate uma equipe maior do que o orçamento é capaz de suportar, pensando em dispensá-la, caso não possa pagá-la. Os primeiros funcionários serão a base sobre a qual você construirá o seu negócio. Por muito você terá de trabalhar muito para, no futuro, se tudo der certo, ter direito a alguns dias de férias.
Retiradas: fuja da tentação de dar às suas retiradas o mesmo peso de seu salário como empregado. Até o negócio se consolidar, você, se tiver juízo, viverá como um monge franciscano. Nada de luxos ou ostentação. Tudo o que ganhar deverá ser reinvestido na empresa.


Capacitação: a atualização deve ser diária, principalmente se você investir em um negócio não muito familiar à sua rotina. Promova meios para capacitar a equipe e a você mesmo. Saber dirigir uma empresa com sucesso é uma arte dominada por poucos. Afinal, um negócio inicial não terá a mesma estrutura da empresa de grande porte onde você estava acostumado a atuar.
Como eu sempre digo, quem quer ser patrão não deve pensar como empregado, afinal, cada lado requer competências muito diferentes. Ser empreendedor exige uma mudança radical de hábitos que, para a maioria das pessoas, não podem ser modificados em pouco tempo.
Hoje, mais do que nunca, o Brasil é uma terra de oportunidades. Lamento quando as pessoas vêm argumentar comigo que o país não tem jeito e por essa razão estão indo embora para outros países em busca de uma vida melhor. Somos imediatistas demais.
Na prática, falta a muitos pretensos empreendedores a paciência do japonês que sabe a hora de plantar, regar, podar e colher, tudo a seu tempo. Enquanto milhares deixam o Brasil, outros milhares procuram o nosso país pelos mesmos motivos. O que muda são as atitudes e a percepção com relação ao ambiente.
Empreender é algo que transcende a lógica do mercado. Quem não conhece algum empreendedor que, contrariando todos os prognósticos, se deu bem na vida por ter reunido qualidades não ensinadas nas escolas?
Disciplina, foco, paciência e muita persistência são características imprescindíveis para quem quer vencer como patrão e isso somente o tempo é capaz de ensinar, portanto, antes de se arriscar, seja sincero consigo mesmo: você está preparado para ser patrão?
Pense nisso, empreenda e seja feliz! 

PENSANDO NISSO ESTOU COM UM LANÇAMENTO DE UM CURSO!
ASSISTA O VIDEO 



CLIQUE AQUI  PARA FAZER SUA INSCRIÇÃO



  Já sonhou em ganhar dinheiro com o Facebook?
Eu vou te ensinar de um jeito simples e prático. Desenvolvi 3 e-books que vão fazer você ganhar muito dinheiro com o Facebook.  
     

Você está a procura de uma atividade lucrativa para obter uma renda extra e complementar o orçamento familiar e ainda não encontrou? Você deseja empreender no lucrativo mercado de produtos de limpeza, mas não possui as formulações dos produtos, não sabe quem são os fornecedores, e não faz ideia de por onde começar? Seu maior desejo é trabalhar no conforto de sua casa, podendo estar com seus filhos, e não aturando um chefe chato?​ Você está desempregado ha um bom tempo e deseja obter uma renda? Não aguenta mais o seu emprego e deseja se livrar dele mas não sabe como? ACESSE O LINK PARA SABER MAIS: http://bit.ly/2JqDi3s

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Como gerar mais resultados no instagram?

O Instagram é uma rede social 100% visual e mobile. Esse é o princípio básico para criação de conteúdos que fazem sucesso e geram vendas. É importante saber que para você gerar autoridade no meio online e assim, consecutivamente, obter vendas, é preciso gerar conteúdo de valor! Por isso, nós viemos te ensinar um passo a passo e te dar dicas de aplicativos, sites e etc… Vamos começar?   4 DICAS DE COMO GERAR MAIS RESULTADOS: Hashtags:  São palavras colocadas ao lado do símbolo # para poder organizar os conteúdos nas redes sociais. Não é preciso usar hashtags em todas as suas postagens, porém, algumas são de extrema necessidade e podem deixar o seu conteúdo mais ‘’popular’’ entre as pessoas que se interessam por tal assunto. Através delas, você poderá alcançar o seu verdadeiro público alvo, e de acordo com a combinação feita entre as hashtags, você conseguirá transformá-los de seguidores para possíveis clientes. Por isso, pode-se dizer que através das Hashtags você conse...

Como criar convite para festa com confirmação de presença no Google Forms

Serviço do Google oferece modelo para convite de festas que pode ser enviado ao convidados pela internet. Google Forms Serviço do Google oferece modelo para convite de festas que pode ser enviado ao convidados pela internet. Por  Roque Lane O Google Forms tem um modelo editável de convite online de festas que permite pedir confirmação de presença, o famoso RSVP ("Responda por favor", em português). Além disso, é possível fazer perguntas e deixar espaços para obter o contato das pessoas interessadas no evento. A plataforma, então, exibe as respostas para que o anfitrião saiba quem e quantos convidados irão à comemoração. O usuário pode editar todos os dados do modelo, para que as informações sejam personalizadas de acordo com cada festa. Para usar o Google Forms é necessário ter uma conta do Google. Ao final das edições, o convite pode ser enviado por e-mail, como um link no WhatsApp ou compartilhado no Facebook...

O QUE FAZER EM CASO DE ACIDENTE: VEÍCULO E CABO ENERGIZADO.

O QUE FAZER EM CASO DE ACIDENTE: VEÍCULO E CABO ENERGIZADO. Temos visto ultimamente muitas acidentes relacionados com baixa, média e alta tensão. Segundo a Associação Brasileira de Conscientização para os perigos da eletricidade, o número de mortes por choques elétricos aumentou no país. No ano de 2014, 627 pessoas morreram- um aumento de 17% em relação a 2013. As regiões onde se concentram os maiores números de mortes são as regiões Nordeste, com 266 mortes e a região Sudeste, com 123. Em 3 de Janeiro de 2016, em São Gonçalo região Metropolitana do RJ, quatro integrantes da mesma família morreram eletrocutados, Segundo informações do 7º BPM, a família tinha saído de casa dos parentes e estava em direção ao carro quando o cabo de alta tensão teria caído sobre o veículo. O pai de 55 anos, teria acabado de colocar o bebê no carro quando o cabo de média tensão se rompeu e caiu em cima do veículo. O irmão do bebê, de 13 anos, foi tentar tirar o irmão do carro e também levou descarga elé...