Pular para o conteúdo principal

QUAL A DIFERENÇA



Quem estuda, trabalha ou mesmo tem interesse em se tornar um profissional de Coaching, certamente já se deparou com esta pergunta. O que é e qual a diferença entre Coaching e Mentoring? No começo pode até parecer que são coisas idênticas e que objetivam os mesmos pontos, todavia é possível observar diferenças claras e que impactam distintamente nos resultados práticos entre Coaching e Mentoring.
Para descobrirmos as diferenças básicas e mais aprofundadas de cada, é importante esclarecermos as definições de atuação. Primeiramente, o Coaching é uma metodologia que maximiza resultados que transformem a vida pessoal e profissional de uma pessoa em um determinado e curto espaço de tempo. O profissional de Coaching, chamado de Coach, irá trabalhar de maneira personalizada para que seu cliente, o Coachee, alcance seus sonhos através de empenho e foco em ações direcionadas, sempre considerando as metas pessoais e profissionais de cada um.
O Coach (treinador, em inglês) é este profissional que traça um perfil e define etapas a serem seguidas pela pessoa. O objetivo é elevar a condição atual a outro patamar, obviamente melhor, através de sessões semanais, quinzenais ou mensais onde ocorrem reuniões e são definidas tarefas para as pessoas. Com isso, são estabelecidas metas dentro de um determinado prazo e os resultados logo aparecem.
Já o Mentor é uma pessoa que aconselha profissionalmente homens e mulheres e que estão nas fases iniciais de suas respectivas carreiras. No Mentoring o Mentor compartilha conhecimentos e experiências para que os mais jovens possam aprender e colocar em prática em suas jornadas de trabalho. É uma metodologia de exemplos, que traça paralelos do conhecimento do Mentor com a situação atual de outras pessoas.
Se por um lado o Coaching é uma das áreas que mais cresce no Brasil e o no exterior, justamente por combinar metodologias inovadoras e resultados práticos, o Mentoring está presente em apenas 11% das empresas brasileiras. Além disso, existem outras diferenças entre Coaching e Mentoring que vamos descobrir na sequência do post.

Principais diferenças entre Coaching e Mentoring.

A primeira e mais clara diferença entre Coaching e Mentoring é em relação às metodologias adotadas. Se por um lado o Mentoring trabalha com o compartilhamento de experiências e conhecimentos técnicos de uma pessoa, o Coaching parte do princípio que todas as respostas para o crescimento pessoal e profissional dos indivíduos já existem, basta que os Coachees trabalhem corretamente e tenham o auxílio de um Coach para descobrir e colocar em prática seus objetivos.
Outra diferença entre Coaching e Mentoring que vale a pena mencionarmos é o prazo que diferencia os processos. Dentro do Coaching, por exemplo, todo o trabalho é direcionado para que a pessoa alcance os resultados desejados em prazo definido e próximo, 10 a 12 sessões, chegando a três a três meses e meio. Já no Mentoring este tempo não é definido, pois depende da evolução da pessoa.

E na prática como funciona?

No Coaching o Coach não precisa entender do objetivo que o Coachee quer atingir.
O Coach não precisa necessariamente entender de emagrecimento para ajudar seu cliente a emagrecer, ou saber tudo de oratória para ajudar um Coachee a falar em público.
Já dentro do processo de Mentoring, o Mentor tem uma bagagem, uma vivência dentro do objetivo que seu cliente o procurou para ajudar e é essa habilidade que ele vai passar para o seu Mentorado, como chamamos o cliente de Mentoring.
Como por exemplo um exímio palestrante que tem condições de transferir o conhecimento dele para seu Mentorado tornar-se tão bom quanto ele.
Quando me perguntam se Coaching é melhor ou pior que o Mentoring, costumo responder que não existe melhor ou pior e sim qual o melhor método para o caso concreto.
Se você quer a informação direta, recheada da habilidade e da experiência de um Mentor, perfeito, se quer desenvolver suas habilidades e ir em busca de suas próprias informações o Coaching pode ser o caminho.
Mas de qualquer forma esses profissionais ajudam no desenvolvimento e realização de objetivos, metas e sonhos!
Roque LANE

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Como gerar mais resultados no instagram?

O Instagram é uma rede social 100% visual e mobile. Esse é o princípio básico para criação de conteúdos que fazem sucesso e geram vendas. É importante saber que para você gerar autoridade no meio online e assim, consecutivamente, obter vendas, é preciso gerar conteúdo de valor! Por isso, nós viemos te ensinar um passo a passo e te dar dicas de aplicativos, sites e etc… Vamos começar?   4 DICAS DE COMO GERAR MAIS RESULTADOS: Hashtags:  São palavras colocadas ao lado do símbolo # para poder organizar os conteúdos nas redes sociais. Não é preciso usar hashtags em todas as suas postagens, porém, algumas são de extrema necessidade e podem deixar o seu conteúdo mais ‘’popular’’ entre as pessoas que se interessam por tal assunto. Através delas, você poderá alcançar o seu verdadeiro público alvo, e de acordo com a combinação feita entre as hashtags, você conseguirá transformá-los de seguidores para possíveis clientes. Por isso, pode-se dizer que através das Hashtags você conse...

Como criar convite para festa com confirmação de presença no Google Forms

Serviço do Google oferece modelo para convite de festas que pode ser enviado ao convidados pela internet. Google Forms Serviço do Google oferece modelo para convite de festas que pode ser enviado ao convidados pela internet. Por  Roque Lane O Google Forms tem um modelo editável de convite online de festas que permite pedir confirmação de presença, o famoso RSVP ("Responda por favor", em português). Além disso, é possível fazer perguntas e deixar espaços para obter o contato das pessoas interessadas no evento. A plataforma, então, exibe as respostas para que o anfitrião saiba quem e quantos convidados irão à comemoração. O usuário pode editar todos os dados do modelo, para que as informações sejam personalizadas de acordo com cada festa. Para usar o Google Forms é necessário ter uma conta do Google. Ao final das edições, o convite pode ser enviado por e-mail, como um link no WhatsApp ou compartilhado no Facebook...

O QUE FAZER EM CASO DE ACIDENTE: VEÍCULO E CABO ENERGIZADO.

O QUE FAZER EM CASO DE ACIDENTE: VEÍCULO E CABO ENERGIZADO. Temos visto ultimamente muitas acidentes relacionados com baixa, média e alta tensão. Segundo a Associação Brasileira de Conscientização para os perigos da eletricidade, o número de mortes por choques elétricos aumentou no país. No ano de 2014, 627 pessoas morreram- um aumento de 17% em relação a 2013. As regiões onde se concentram os maiores números de mortes são as regiões Nordeste, com 266 mortes e a região Sudeste, com 123. Em 3 de Janeiro de 2016, em São Gonçalo região Metropolitana do RJ, quatro integrantes da mesma família morreram eletrocutados, Segundo informações do 7º BPM, a família tinha saído de casa dos parentes e estava em direção ao carro quando o cabo de alta tensão teria caído sobre o veículo. O pai de 55 anos, teria acabado de colocar o bebê no carro quando o cabo de média tensão se rompeu e caiu em cima do veículo. O irmão do bebê, de 13 anos, foi tentar tirar o irmão do carro e também levou descarga elé...