Conheça 7 ferramentas para fazer apresentações de impacto
Saiba como conseguir boas imagens, elaborar ecomapas e gráficos e dispor as informações de modo leve e organizado.
Uma apresentação visual auxilia o orador a manter o foco nos principais pontos a serem abordados, permite a visualização de gráficos e ecomapas a fim de tornar as informações mais claras e ajuda o público a fixar melhor o assunto.
Mas, para fazer tudo isso, você precisa de boas ferramentas para apresentação. Afinal, a tecnologia está aí para ser usada, não é?
Neste post, trouxemos 7 dicas de recursos que certamente vão fazer a diferença nas suas apresentações. E o melhor: todos estão disponíveis para uso gratuito!
Acompanhe e escolha o seu preferido:
1. Unsplash
É uma excelente ferramenta para garimpar recursos visuais destinados a sua apresentação. Desse modo, você consegue ilustrar melhor as informações, trazer um apelo diferente para a exposição e melhorar a estética dos slides.
Na plataforma, você pode buscar arquivos por algum termo-chave específico ou navegar pelas categorias e coleções.
As imagens costumam ter ótima resolução e o banco é bastante extenso, então, provavelmente haverá algum clique perfeito para o seu objetivo.
2. PowerPoint
Agora, para criar seus slides, o PowerPoint da Microsoft continua sendo uma das ferramentas para apresentação mais indicadas.
A grande inovação está na possibilidade de criar e exibir os painéis online, isto é, sem precisar salvar o arquivo em pendrives ou HDs externos.
Em relação às funcionalidades, a versão virtual do software não perde em nada para a tradicional: traz todas as características das apresentações em PowerPoint às quais já estamos acostumados e que você provavelmente conhece.
São várias opções de design, transições, possibilidade de anexar mídias, inserção de formas, gráficos e tabelas, e por aí vai.
A vantagem é que as modificações no arquivo são salvas instantaneamente na nuvem (OneDrive). Assim, você não corre o risco de perder alguma atualização caso feche a janela sem querer. Sem contar que pode compartilhar o material em tempo real com outros usuários.
3. Google Presentation
A Google também tem uma ferramenta online própria para a criação de apresentações: a Google Presentation.
Nela, você pode criar slides do seu jeito ou usar algum dos muitos modelos prontos na galeria. Eles estão divididos por categoria e abrangem as mais variadas necessidades:
- portfólio;
- apresentação profissional;
- convites para festas;
- estudo de caso;
- plano de aula etc.
Esse rico acervo de layouts prontos é muito útil para quando precisar de soluções rápidas e práticas, especialmente se você não é um expert em design.
Além disso, a ferramenta tem muitos recursos: inserção de balões, criação de linhas do tempo, adição de imagens e vídeos, entre outros.
4. Canva
Se você quer fugir do clássico PowerPoint e explorar mais a criatividade em vez de usar os modelos prontos da Google Presentation, o Canva é uma boa opção!
Essa ferramenta para apresentação também traz um acervo de designs abertos para edição, que você encontra nas várias categorias da aba “Navegar”.
No entanto, ele é mais voltado para quem gosta de criar.
As opções de layout, fontes e formas são muito modernas, então, é garantia de uma apresentação bastante leve e despojada.
Ah, o Canva não serve apenas para apresentações: você pode usá-lo para elaborar materiais publicitários, como banners, infográficos e até e-books.
5. Visme
Entre as ferramentas para apresentação voltadas para a criação de slides, oVisme é provavelmente uma das mais completas.
A plataforma é tão intuitiva e moderna que até mesmo os que não levam muito jeito para a coisa conseguem criar materiais muito bons. Então, é uma boa para quem quer impressionar, mas não conhece tanto de design.
Você pode contar com os modelos prontos para ter um pouco de inspiração ou se aventurar pelas muitas funcionalidades disponíveis.
O lema da ferramenta é “Speak loudly, speak visually” (em português: “Fale alto, fale visualmente”). Ou seja, você pode esperar dezenas de recursos visuais para organizar seu conteúdo.
Ah, só uma observação: o Visme só está disponível em inglês. Mas isso não chega a ser uma limitação, mesmo para quem não domina o idioma, porque as funções são dispostas de modo bastante intuitivo.
6. Prezi
Do Prezi, você provavelmente já ouviu falar, não é?
A ferramenta surgiu em uma concorrência direta com o PowerPoint da Microsoft.
Há quem diga que é bem mais completa, enquanto outros ainda defendem o tradicional ppt.
Seja qual for sua preferência, certamente vale a pena conhecer o Prezi e testar suas funcionalidades.
De acordo com os seus desenvolvedores, ele foi “criado para quem não é designer”. Ou seja, seu objetivo é ser o mais prático e intuitivo possível.
Um dos grandes diferenciais do Prezi são as chamadas “estruturas inteligentes”, que organizam o conteúdo de acordo com hierarquias e categorias.
Além disso, você pode soltar as formas em qualquer espaço, redimensioná-las, inserir umas dentro das outras, dispor as informações em um fluxo de comunicação, inserir mídias etc.
Aproveite os templates para trabalhar um pouco da psicologia das cores e garanta um visual condizente com seus objetivos.
Outra coisa bacana é a “Ferramenta do Apresentador”, em que aparecem pequenas prévias dos painéis, e o criador do conteúdo pode deixar notas na frente delas. Isso é interessante para elaborar um roteiro de apresentação e não esquecer nenhum detalhe importante.
7. LinkedIn Slideshare
Agora, com os slides prontos, vale a pena divulgá-los para aumentar o alcance da sua apresentação, certo?
Para isso, uma ferramenta muito interessante é o LinkedIn SlideShare, por dois motivos:
- Primeiro, porque essa é a rede profissional mais utilizada no mundo. Então, é um bom lugar para depositar materiais corporativos.
- Segundo, porque a plataforma SlideShare é bastante interativa: outros usuários podem compartilhar e comentar seus arquivos.
O mais legal é que o site estuda essas movimentações e apresenta para o criador da apresentação as “Estatísticas”, com dados sobre a recepção da rede em relação ao material.
Para completar, você consegue marcar o arquivo com tags e, desse modo, permitir que os slides sejam encontrados por quem estiver navegando pelo assunto do conteúdo.
Uma dica: revise bastante os painéis antes de publicá-los, elimine erros gramaticais e ajuste mídias. Afinal, a apresentação ficará disponível para visualização pública.
Monte apresentações inesquecíveis
Difícil escolher uma entre tantas ferramentas para apresentação, não é?
A dica é testar todas elas, conhecer os recursos, experimentar diferentes templates e, desse modo, optar por aquela que mais corresponde às necessidades do seu projeto. Certamente, alguma delas servirá para trazer mais impacto à sua exposição.
Aproveitando que você já tem várias opções de ferramentas para montar as apresentações, está na hora de pensar no conteúdo. Então, baixe nosso e-book com 23 gatilhos mentais que vão aumentar as suas vendas e aprenda a usar o poder de persuasão em suas apresentações!
Passo A Passo Fundamental Usado Para Montar Negócios Digitais 100% Do Zero
Passo a Passo Ao Vivo (e Prático) Que Usei Para Faturar Em 30 Dias Na Internethttps://go.hotmart.com/M8329017E
- Gerar link
- X
- Outros aplicativos
- Gerar link
- X
- Outros aplicativos
Comentários
Postar um comentário
AGRADEÇO SEUS COMENTARIOS,VAMOS SEMPRE ESTAR ATUALIZANDO PARA MELHOR DEMOSTRAÇAO DESTE BLOGGER,SE VOCE GOSTOU COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS.
ROQUE LANE