Pular para o conteúdo principal

DICAS DE SAUDE Nenhum alimento deve ser banido da dieta para evitar problemas do coração

Nenhum alimento deve ser banido da dieta para evitar problemas do coração
   

Estudos comprovam que manter um hábito alimentar saudável tem grande repercussão na prevenção de doenças cardiovasculares. Mas, para isso, é necessário o conhecimento da composição química dos alimentos. O que, de acordo com Carlos Scherr e Jorge Pinto Ribeiro, no estudo "Gorduras em laticínios, ovos, margarinas e óleos: implicações para a aterosclerose", publicado este ano nos Arquivos Brasileiros de Cardiologia, não acontece no Brasil. "As tabelas de composição química de alimentos disponíveis no Brasil são limitadas quanto ao conteúdo de gorduras e colesterol", dizem.

Os autores realizaram uma extensa avaliação da composição química de grande número de alimentos utilizados no país para construir uma tabela de composição de alimentos com aplicabilidade clínica. "Independente do tipo de dieta escolhido, o conhecimento da composição de alimentos é um pré-requisito para uma prescrição dietética adequada e pode possibilitar uma maior adesão a uma alimentação mais saudável para o coração", explicam.

O estudo mostra, por exemplo, que uma intervenção com baixo teor de carboidratos pode resultar em modificações favoráveis do perfil lipídico quando comparada com uma dieta com baixo teor de gorduras ou uma Mediterrânea.

Segundo os autores, não existem alimentos que devam ser banidos de uma dieta recomendável em relação aos níveis de colesterol, e sim, em alguns casos, há a necessidade de serem consumidos em menores quantidades. "O ovo não necessita ser banido, o leite semidesnatado pode ser suficiente, o óleo de girassol, por ser mais barato que o de canola, também pode ser utilizado como opção. O queijo minas, inexistente nas tabelas estrangeiras, pode fazer parte da alimentação, enquanto as margarinas com baixo teor de gorduras trans ou, de preferência, sem estas, são mais recomendáveis que as manteigas", exemplificam.

Para eles, a necessidade de tabelas nacionais fica bem exemplificada do ponto de vista prático quando o alimento é o leite. Pois, o presente estudo constatou que em 200ml de leite a percentagem de gorduras saturadas e colesterol é muito diferente da encontrada na Tabela da UNIFESP, por exemplo, que é americana.

"Como nas regiões Sul e Sudeste do Brasil, a média de consumo anual de leite por pessoa é de 40 litros, ou de 200 copos de 200 ml, a estimativa de consumo anual de gordura saturada em leite desnatado passaria de 120 para 260 mg. Da mesma forma, a estimativa anual de consumo de colesterol em leite integral passaria de 2.720 para 5.600 mg, usando essas duas fontes de consulta", esclarecem. 


O que é promoção da saúde?



O que é promoção da saúde?

promoção da saúde assenta em dois pilares basilares, sendo que um diz respeito aos nossos comportamentos quotidianos e o outro, às circunstâncias em que nós vivemos. Ambos possuem um grande impacto na vida e saúde, ou seja, a saúde do homem é fortemente influenciada por estes dois fatores.
A promoção da saúde pretende oferecer-nos uma visão holística, ou seja, olhar para as pessoas como um todo, de uma forma abrangente, pois ser-se saudável é muito mais do que a inexistência de doença.

Promoção da saúde - conceito

definição da promoção de saúde conduz-nos antes de mais a um conceito muito importante que é o conceito de saúde. Para melhor percebermos o seu conceito, olhemos para a definição dada pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Esta define saúde, como “o bem-estar físico, mental e social, mais do que a mera ausência de doença…”. Esta definição vai, por isso, contra os conceitos de saúde, muitas vezes, enraizados nos indivíduos, que assumem que estar saudável é apenas não apresentar qualquer doença.
Neste sentido, a promoção de saúde deve ser encarada de uma forma ampla. Ou seja, promover a saúde é muito mais que efetuar a mera prevenção de doenças.
Promover a saúde é não só melhorar a nossa condição de saúde, mas também melhorar a nossa qualidade de vida e o nosso bem-estar. Contudo, como veremos adiante, a prevenção de doenças é indubitavelmente um dos pilares essenciais da promoção da saúde.

Prevenção e promoção da saúde

A palavra “prevenção” surge no contexto da promoção da saúde, como um conjunto de atitudes que devemos tomar por antecipação, de modo a evitar determinados acontecimentos. Ou seja, surge no sentido de “precaução” ou de evitar determinados riscos.
Neste sentido, a prevenção e promoção de saúde surgem também associadas à mudança de atitudes de modo a efetuar uma eficaz prevenção de doenças.

Promoção da saúde e prevenção de doenças

Certamente que todos conhecem o ditado “prevenir é o melhor remédio”. De facto, a prevenção de doenças é seguramente o caminho a percorrer. Isto não quer dizer que devemos descurar o tratamento das doenças, mas é sim que devemos efetuar uma aposta clara na sua prevenção.
Notemos o seguinte exemplo: determinado indivíduo efetua uma alimentação rica e equilibrada, efetua exercício físico de forma regular e procura tomar atitudes assertivas, procurando levar uma vida saudável. Este individuo tem uma atitude correta que lhe permite efetuar prevenção de doenças. A probabilidade deste indivíduo vir a sofrer de hipertensão arterial ou diabetes, por exemplo, é reduzida. Outro indivíduo, pelo contrário, tem uma alimentação desregrada e leva uma vida sedentária. A probabilidade deste indivíduo vir a padecer de hipertensão arterial ou diabetes é consideravelmente superior. Na presença da doença, este individuo vai ver aumentado o seu risco de morte prematura, vai ter custos acrescidos com a medicação e outros tratamentos médicos, vai ver reduzida a sua qualidade de vida, etc. A aposta na prevenção do primeiro indivíduo tem claramente múltiplos benefícios.
Em suma, a aposta na prevenção de doenças tem inúmeras vantagens. Para além das vantagens que são óbvias, que estão relacionadas com a melhoria da condição de saúde das pessoas, outras vantagens estão relacionadas como sejam: a diminuição dos custos económicos com a saúde, a diminuição das ausências ao trabalho por motivos de doença, melhoria da qualidade de vida, entre outras.

Promoção da saúde - conceitos e estratégias

As primeiras recomendações foram emanadas da primeira conferência internacional sobre promoção da saúde que foi realizada em 1986 no Canadá. Aqui, foi realçada a preponderância da saúde como um todo, onde esta deve ser entendida como um precioso recurso para a vida, e não como objetivo de viver.
Ou seja, a saúde deve ser entendida de uma forma positiva, dando especial realce aos recursos pessoais e sociais de cada indivíduo, não cabendo, por isso, a responsabilidade da promoção da saúde exclusivamente ao setor da saúde, mas sim a todos nós caminhando, assim, para um bem-estar global. Cada individuo, deve pensar e agir de forma a aumentar o controlo sobre a sua saúde.
Devemos olhar para o conceito de promoção de saúde de uma forma ampla, envolvendo os organismos estatais, entre outros, que tutelam os sistemas de saúde. Estes organismos devem preocupar-se em definir políticas, planos ou programas de saúde pública, que contemplem medidas que permitam às pessoas prevenir determinadas doenças. Estes organismos podem, por exemplo, criar programas ou planos específicos de combate e prevenção da diabetes, da hipertensão arterial, etc.
A título individual, cada um de nós deve perceber a importância da promoção da saúde e agir em conformidade. As empresas ou organizações são também entidades que devem preocupar-se com a promoção da saúde dos seus colaboradores. Veja mais informação em ações de promoção de saúde.

Educação para a saúde

A promoção da saúde enfatiza que os indivíduos devem possuir um papel ativo, atribuindo-lhes mais controlo sobre as condições que afetam a sua saúde. Vários estudos demonstram que os indivíduos capazes de exercer um maior controlo e tomada de decisão sobre a sua saúde, se sentem mais saudáveis.
Neste sentido, o fortalecimento do conhecimento por parte dos indivíduos, de forma a serem tomadas medidas mais assertivas é de primordial importância. A educação para a saúde pretende aumentar os conhecimentos dos indivíduos, dotando-os de ferramentas que lhes permitam uma melhor aprendizagem, ampliando os seus conhecimentos e desenvolvendo competências que permitam melhorar a saúde individual e da comunidade envolvente.
O princípio é de que indivíduos com mais e melhores conhecimentos, tendem a gerir de uma forma mais assertiva a sua saúde e consequentemente a melhorar a sua qualidade de vida.

Promoção da saúde e qualidade de vida

promoção da saúde e qualidade de vida são factores indissociáveis. Não podemos ter uma boa qualidade de vida, sem que tenhamos saúde.
As condições de vida, sobretudo, no mundo ocidental, evoluíram bastante nos últimos anos, trazendo significativas melhorias para a qualidade de vida das pessoas, contudo trouxeram também estilos de vida pouco saudáveis.
Estas alterações no estilo de vida têm evoluído de tal forma que, muitas vezes, nem sequer tomamos consciência da espiral em que vivemos. Infelizmente, se nada for feito em contrário, estes novos estilos de vida têm hoje, e terão seguramente, no futuro cada vez mais efeitos nefastos na nossa saúde e consequentemente na nossa qualidade de vida.
As alterações no modo de vida das populações, assentes em estilos que nos conduzem a uma vida saudável é, por isso, um importante desígnio na prevenção de doenças e promoção da saúde. Traçar um outro rumo é, assim, inadiável. A tónica deve ser posta na promoção da saúde, na prevenção da doença, sem que deixemos, obviamente, descurar a sua cura.

Ações de promoção da saúde

As ações de promoção de saúde são iniciativas que permitem de alguma forma melhorar a condição de saúde dos indivíduos ou das populações. Podem ser ações coletivas, levadas a cabo por organizações ou ações individuais, concretizadas por cada um de nós.
Dividiremos as ações em três grupos: as ações dos organismos estatais, as das empresas (no local do trabalho) e as ações individuais (de cada um de nós).

Promoção da saúde - organismos

Os estados, através dos seus organismos nacionais ou regionais podem e devem criar planos que comtemplem ações concretas que visem melhorar a condição de saúde das populações.
Estes planos devem ser elaborados tendo por base o conhecimento das principais doenças que afetam uma determinada população. Por exemplo, se numa dada região as pessoas morrem mais por enfarte, então devem ser tomadas medidas no sentido da sua prevenção. Podemos criar, por exemplo, um plano para fazer chegar informação à população alertando para os perigos da tensão arterial elevada (um dos fatores com forte influência na doença), entre outras medidas que se julguem adequadas.
Estes planos devem ser levados a cabo por peritos em saúde pública e nas diferentes especialidades da saúde.

Promoção da saúde no local de trabalho

Ações de promoção da saúde no local de trabalho são também de capital importância. A produtividade dos trabalhadores nas empresas e organizações está diretamente relacionada com a sua qualidade de vida e com a sua saúde mental e física. O stress no trabalho, por exemplo, é hoje em dia um fator preocupante nas empresas e organizações. Levar a cabo programas de promoção de saúde que permitam combater este flagelo é de capital importância.
promoção da saúde no local de trabalho é o procedimento que resulta do esforço agregado de empregadores, trabalhadores e da sociedade em geral, de modo a melhorar a saúde e o bem-estar das pessoas no trabalho.
Ações como flexibilização dos horários de trabalho e do local (como o teletrabalho por exemplo), formação contínua, alargamento de tarefas e rotatividade (nos casos de trabalhos repetitivos), incentivos ao bom ambiente de trabalho, melhorias na ergonomia, melhorias nas condições das instalações, incentivo à alimentação saudável nas cantinas das empresas, incentivos à prática de exercício físico, formação e ajuda no combate ao stress, incentivo ao abandono do tabaco, etc são exemplos de algumas ações que as empresas podem levar a cabo, de modo a efetuar a promoção da saúde no local de trabalho para os seus trabalhadores.

Promoção de saúde - ações individuais

A nível individual, cada vez mais as pessoas revelam preocupação em manter-se saudáveis, prevenindo, portanto, determinadas doenças. O homem tem vindo a tomar consciência de que está nas suas mãos manter-se saudável, devendo, para isso, manter hábitos e práticas que o conduzam nesse sentido. É exemplo disso, o cuidado com a nutrição, pois como é sabido uma boa alimentação faz toda a diferença ou o exercício físico que é de enorme importância na saúde e no bem estar. Ou seja, alimentação e saúde e exercício físico e saúde são conjuntos de palavras indissociáveis, constituindo dois exemplos de importantes desígnios na promoção da saúde.
Neste sentido, devemos desenvolver programas ou ações que visem a promoção da saúde. Um programa de promoção da saúde deve ser desenhado de forma a permitir melhorar a condição de saúde das pessoas, onde se enquadram as atividades de turismo de saúde.
promoção da saúde está, antes de mais, nas mãos de cada um de nós, uma vez que nos cabe tomar as decisões diárias que mais influenciam a nossa saúde e bem estar.
Se também comunga destes valores, junte-se a nós, passe a mensagem partilhando este artigo nas redes sociais.
 suplemento mais vendido do Brasil, preferência de quem quer ganhar ficar com o corpo que sempre sonhou, o Anadrole entrega resultados incríveis para seus consumidores Com uma fórmula exclusiva, tem o dobro de comprimidos que a concorrência. Isso faz com que ele dure muito mais, além de ter um efeito mais potente do que o dos concorrentes.ar

LER MAIS

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Como gerar mais resultados no instagram?

O Instagram é uma rede social 100% visual e mobile. Esse é o princípio básico para criação de conteúdos que fazem sucesso e geram vendas. É importante saber que para você gerar autoridade no meio online e assim, consecutivamente, obter vendas, é preciso gerar conteúdo de valor! Por isso, nós viemos te ensinar um passo a passo e te dar dicas de aplicativos, sites e etc… Vamos começar?   4 DICAS DE COMO GERAR MAIS RESULTADOS: Hashtags:  São palavras colocadas ao lado do símbolo # para poder organizar os conteúdos nas redes sociais. Não é preciso usar hashtags em todas as suas postagens, porém, algumas são de extrema necessidade e podem deixar o seu conteúdo mais ‘’popular’’ entre as pessoas que se interessam por tal assunto. Através delas, você poderá alcançar o seu verdadeiro público alvo, e de acordo com a combinação feita entre as hashtags, você conseguirá transformá-los de seguidores para possíveis clientes. Por isso, pode-se dizer que através das Hashtags você conse...

SUPER DICAS CONTRA INCENDIOS

Localizado na Avenida Nove de Julho, no centro de São Paulo, o Edifício Joelma era composto por salas e escritórios, onde trabalhavam em média 750 pessoas. Nas décadas de 70 e 80 ocorreram grandes incêndios em edifícios públicos no Brasil, como Conjunto Nacional (1978) e torres da CESP (1987) em São Paulo, no Edifício Itaboraí onde funcionavam o Banco do Brasil e a Cacex, e no Ministério da Habitação e Bem-Estar Social, ambos em 1988, em Brasília. Esses eventos demarcaram uma preocupação com a segurança contra incêndios nas edificações. Foram incêndios em que centenas de pessoas perderam a vida, danos materiais incalculáveis, perdas de documentos importantes e geraram uma fobia coletiva do fogo nas grandes edificações. (BENTRANO, 2007) Sobre este assunto, é importante relatar que tragédias e acidentes desta natureza continuam acontecendo, como é o caso inesquecível do incêndio da Boate Kiss, acontecido em janeiro de 2013, em Santa Maria/RS. Este acontecimento é a real pro...

+BANK O SEU BANCO DIGITAL!

+BANK O SEU BANCO DIGITAL! UM BANCO DIGITAL PERFEITO PARA QUEM BUSCA PRATICIDADE E RAPIDEZ SEM PRECISAR ENFRENTAR FILAS DE BANCOS FÍSICOS.      CRIADO PARA VOCÊ E SUA EMPRESA.       LANÇAMENTO OFICIAL DIA 15/10/2018      EM APENAS 1 MINUTO VOCÊ CRIA SUA CONTA.      CADASTRE-SE GRÁTIS AQUI:        QUERO   ME CADASTRAR APÓS SEU CADASTRO CONVIDE AMIGOS E GANHE UM EXTRA. VÍDEO: https://youtu.be/EDreKgjy1eA                   colabore com o nosso Blogger                                            GE