Pular para o conteúdo principal

DICAS

Como Economizar Energia Elétrica

Economizar eletricidade serve ao duplo propósito de ajudar a frear o aquecimento global e economizar uma boa quantia de dinheiro ao longo do tempo. Dê uma olhada ao redor de sua casa e local de trabalho; qualquer aparelho elétrico pode tornar-se mais eficiente na economia de energia. Isolar sua casa e mudar seus hábitos diários também são formas eficazes de reduzir a quantidade de eletricidade que você usa. Continue a ler este artigo para obter mais detalhes sobre como economizar energia elétrica.

1
Iluminação

  1. 1
    Use luz natural. Abria suas cortinas e deixe o sol brilhar no interior! Usar luz natural sempre que possível, em vez de depender de luz artificial, pode reduzir muito a quantidade de eletricidade que você usa durante o dia. O mesmo vale se você trabalha em um escritório ou passa os seus dias em sua casa. A exposição à luz natural também aumenta a felicidade, o que lhe dá um incentivo ainda maior para abrir as cortinas.
    • Tente organizar seu espaço de trabalho para que a luz natural inunda sua mesa. Mantenha as luzes do teto desligadas quando possível. Quando você precisar de iluminação extra, use uma lâmpada de mesa de baixo consumo de energia.
    • Compre cortinas ou persianas em um tom leve que proporcione privacidade, mas que ainda deixem a luz passar.
  2. 2
    Mude suas lâmpadas. Substituir lâmpadas incandescentes regulares com fluorescentes compactas (LFC) ou lâmpadas de LED é uma grande economia de energia. Lâmpadas incandescentes liberam a maior parte de sua energia através do calor, enquanto LFCs e lâmpadas LED são mais eficientes e duram muito mais tempo.
    • LFCs foram a primeira alternativa às lâmpadas incandescentes, e elas usam apenas cerca de 1/4 da energia das lâmpadas incandescentes. Eles contêm pequenas quantidades de mercúrio, por isso devem ser descartados de forma apropriada quando queimam.
    • Lâmpadas LED são mais recentes no mercado. Elas são mais caras do que LFCs, mas duram mais e não contêm mercúrio.
  3. 3
    Desligue as luzes. Esta é a maneira mais simples e comum de economizar eletricidade, e realmente funciona. Comece a prestar atenção à quantidade de luzes acesas em sua casa em um determinado momento. Esteja atento(a) a quantas luzes você realmente precisa usar ao mesmo tempo. Quando você sair de uma sala, crie o hábito de desligar as luzes, em todos os momentos.
    • Se você realmente quiser ir com tudo, use com sua família apenas um ou dois cômodos da casa à noite, ao invés de ter gente espalhada por todos os lugares mantendo toda as luzes da sua casa acesas.
    • Para máxima economia de energia elétrica, use velas! Este sistema antiquado de fornecimento de luz à noite é eficaz, romântico e tranquilo. Se você não acha prático usar velas todas as noites, tente fazê-lo apenas uma ou duas vezes por semana. Tenha o cuidado, porém, ao fazer isso na presença de crianças pequenas; certifique-se de todos os seus familiares saibam como lidar com velas com segurança.

2
Aparelhos elétricos

  1. 1
    Desligue os aparelhos quando não estão em uso. Você sabia que os aparelhos que estão conectados a tomadas continuam usando energia, mesmo quando desligados? Mesmo um aparelho tão pequeno quanto uma cafeteira continua “sugando” lentamente energia enquanto permanece conectado, muito tempo depois da última xícara de café ter sido consumida.
    • Desligue o computador e desconecte-o no final do dia. Os computadores utilizam uma grande quantidade de energia, e quando ficam conectados você está desperdiçando energia e dinheiro.
    • Não deixe a sua TV conectada o tempo todo. Pode parecer inconveniente desligá-la totalmente após terminar de assistir um programa, mas a economia vale a pena o esforço.
    • Desligue o sistema de som e alto-falantes. Estes são alguns dos piores culpados quando se trata de minar a energia extra quando não estão em uso.
    • Não se esqueça de pequenos aparelhos como carregadores de telefone, utensílios de cozinha, secadores de cabelo e qualquer outra coisa que funciona com eletricidade.
  2. 2
    Substitua aparelhos antigos por modelos de economia de energia. Quando os aparelhos mais antigos foram fabricados, as empresas não estavam tão preocupadas com a economia de energia elétrica. Os modelos mais recentes são projetados para usar menos energia, reduzir os custos domésticos e reduzir a sua pegada de carbono [1]. Se você tiver uma geladeira, fogão e forno eléctrico, máquina de lavar louça, máquina de lavar e secar roupa, ou outro aparelho grande antigo, procure substituí-los.
    • Procure pelo logotipo "Energy Star" em aparelhos novos. Estes servem para ajudar a avaliar quanta energia o aparelho usa. Muitos aparelhos de economia de energia são mais caros do que aqueles que não têm esse recurso, mas você vai ganhar o dinheiro de volta ao longo do tempo economizando eletricidade.
    • Se substituir os seus aparelhos não é uma opção, ainda existem muitas maneiras de mudar a sua rotina para que você use o mínimo de energia possível.
    • Encha totalmente sua lava-louça antes de ligá-la, ao invés de deixá-la trabalhar com uma carga menor.
    • Não abra o forno enquanto ele está em uso, pois isso faz você liberar o calor e o forno tem que usar mais energia para produzir mais.
    • Não deixe a geladeira com a porta aberta tentando decidir o que comer. Abra e feche-a o mais rápido possível. Você também deve verificar as vedações na sua geladeira e substituí-las quando se desgastam.
    • Lave cargas completas de roupa em vez de pequenas cargas.
  3. 3
    Reduza sua dependência de aparelhos. Nos velhos tempos, as pessoas não precisavam de grandes aparelhos para fazer as tarefas domésticas; experimente maneiras de usar apenas o que você realmente precisa. Usar menos aparelhos pode prolongar algumas tarefas, mas se você envolver toda a família você não vai gastar muito mais tempo em tarefas domésticas.
    • A maioria das pessoas lava as roupas mais do que o necessário, tente reduzir o número de cargas que você faz a cada semana.
    • Pendure um varal no quintal e deixe suas roupas secarem ao ar em vez de usar a secadora.
    • Lave a louça à mão (usando o método de conservação de água) em vez de usar a lava-louça.
    • Limite os assados para um dia por semana, durante o qual você pode fazer vários pratos dentro do mesmo período de tempo. Desta forma, você não terá que aquecer o forno repetidamente.
    • Livre-se de pequenos aparelhos que você realmente não precisa, como purificadores de ar elétricos. Em vez disso, abra as janelas!

3
Aquecimento e refrigeração

  1. 1
    Isole a sua casa. Certificando-se de que há boas vedações nas portas e janelas leva a uma enorme economia nos custos de energia. Isolamento impede de sua casa deixar escapar ar frio do ar-condicionado durante o verão e o ar quente durante o inverno.
    • Peça a um empreiteiro para inspecionar o isolamento da sua casa e determinar se ele é eficiente o suficiente. Verifique o sótão, porão, paredes e teto. Você pode querer prover sua casa com um novo isolamento.
    • Proteja sua casa contra o tempo usando calefação em suas portas, janelas e em torno do ar condicionado montado na janela. Você também pode comprar folhas de plástico para colocar nas janelas durante o inverno.
  2. 2
    Use menos água quente. Aquecimento de água gasta um monte de energia. Não é necessário tomar banho frio, mas conscientizar-se do quanto de água quente você gasta, e como a água é aquecida, pode economizar uma grande quantidade de eletricidade e dinheiro.
    • Verifique se o seu aquecedor de água está isolado para que ele não desperdice muito calor.
    • Considere ter um aquecedor de água que não funcione com uma chama-piloto que fica continuamente acesa.
    • Tome banhos de chuveiro em vez de banheira. Banheiras usam muito mais água do que o chuveiro.
    • Tome banhos mais curtos. Passar 20 minutos no chuveiro consome muita eletricidade.
  3. 3
    Use o ar condicionado com menos frequência. Às vezes, é inevitável usar o ar condicionado, mas não há nenhuma razão para começar a usá-lo no início da primavera até o final do verão sem nunca desligá-lo. Encontre outras maneiras para refrescar-se, quando possível.
  4. 4
    Mantenha a sua casa a uma temperatura baixa durante o inverno. Você economiza muita energia e dinheiro, mantendo sua casa alguns graus mais baixo do que o normal durante o inverno. Se você sentir frio, vista um suéter em vez de girar o termostato.

4
Fontes de energia

  1. 1
    Utilize energias renováveis. Procure obter sua energia de uma empresa que utiliza energia renovável, como a energia eólica ou solar. Muitas empresas que prestam este serviço são pequenas, então você pode precisar procurá-las. A mudança pode ser cara no início, mas você vai economizar dinheiro ao longo do tempo.

Dicas

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Como gerar mais resultados no instagram?

O Instagram é uma rede social 100% visual e mobile. Esse é o princípio básico para criação de conteúdos que fazem sucesso e geram vendas. É importante saber que para você gerar autoridade no meio online e assim, consecutivamente, obter vendas, é preciso gerar conteúdo de valor! Por isso, nós viemos te ensinar um passo a passo e te dar dicas de aplicativos, sites e etc… Vamos começar?   4 DICAS DE COMO GERAR MAIS RESULTADOS: Hashtags:  São palavras colocadas ao lado do símbolo # para poder organizar os conteúdos nas redes sociais. Não é preciso usar hashtags em todas as suas postagens, porém, algumas são de extrema necessidade e podem deixar o seu conteúdo mais ‘’popular’’ entre as pessoas que se interessam por tal assunto. Através delas, você poderá alcançar o seu verdadeiro público alvo, e de acordo com a combinação feita entre as hashtags, você conseguirá transformá-los de seguidores para possíveis clientes. Por isso, pode-se dizer que através das Hashtags você conse...

SUPER DICAS CONTRA INCENDIOS

Localizado na Avenida Nove de Julho, no centro de São Paulo, o Edifício Joelma era composto por salas e escritórios, onde trabalhavam em média 750 pessoas. Nas décadas de 70 e 80 ocorreram grandes incêndios em edifícios públicos no Brasil, como Conjunto Nacional (1978) e torres da CESP (1987) em São Paulo, no Edifício Itaboraí onde funcionavam o Banco do Brasil e a Cacex, e no Ministério da Habitação e Bem-Estar Social, ambos em 1988, em Brasília. Esses eventos demarcaram uma preocupação com a segurança contra incêndios nas edificações. Foram incêndios em que centenas de pessoas perderam a vida, danos materiais incalculáveis, perdas de documentos importantes e geraram uma fobia coletiva do fogo nas grandes edificações. (BENTRANO, 2007) Sobre este assunto, é importante relatar que tragédias e acidentes desta natureza continuam acontecendo, como é o caso inesquecível do incêndio da Boate Kiss, acontecido em janeiro de 2013, em Santa Maria/RS. Este acontecimento é a real pro...

+BANK O SEU BANCO DIGITAL!

+BANK O SEU BANCO DIGITAL! UM BANCO DIGITAL PERFEITO PARA QUEM BUSCA PRATICIDADE E RAPIDEZ SEM PRECISAR ENFRENTAR FILAS DE BANCOS FÍSICOS.      CRIADO PARA VOCÊ E SUA EMPRESA.       LANÇAMENTO OFICIAL DIA 15/10/2018      EM APENAS 1 MINUTO VOCÊ CRIA SUA CONTA.      CADASTRE-SE GRÁTIS AQUI:        QUERO   ME CADASTRAR APÓS SEU CADASTRO CONVIDE AMIGOS E GANHE UM EXTRA. VÍDEO: https://youtu.be/EDreKgjy1eA                   colabore com o nosso Blogger                                            GE