Dispositivos de Proteção contra Choques Elétricos
Uma instalação elétrica é definida como o conjunto de materiais e componentes elétricos essenciais ao funcionamento de um circuíto e quando falamos de instalações elétricas, é fundamental destacarmos a importância da utilização dos dispositivos de proteção que assegurem a integridade física dos usuários que possam vir a ter algum tipo de contato, direto e/ou indireto, na utilização da eletricidade seja no uso residencial e/ou profissional, além de preservarmos os patrimônios. Toda instalação elétrica deve possuir um sistema de aterramento, dimensionado adequadamente para as condições existente de cada local. O nível de proteção do risco de choque elétrico pode variar dependendo de várias combinações, tais como o nível de tensão, a frequência de operação e as condições em torno do ponto de perigo (Eletricidade), é importante ressaltarmos que o choque elétrico pode ser muito perigoso, mesmo em baixa amperagem. A NR 10 Segurança em Instalações e Serviços em Eletricidade, preconiza a necessidade de instalação de dispositivos de segurança/proteção regulamentados pelas normas técnicas da ABNT, as NBR 5410 (Instalações Elétricas de Baixa Tensão), NBR 14039 (Instalações Elétricas de Média Tensão) NBR 5419 (Proteção de Estruturas contra Descargas Atmosféricas).
A NBR 5410 aplicada a instalações de baixa tensão, determina a obrigatoriedade por medidas de segurança, o uso do Disjuntor Residual - DR. Os dispositivos DR's são projetados para ajudar a proteger as pessoas do choque-elétrico, interrompendo o circuíto instantaneamente quando ele detecta uma fuga/falha no sistema (Corpo se torna caminho elétrico). O DPS (Dispositivo de Proteção contra Surtos de Tensão), são os disjuntores que atuam quando uma alta tensão percorre/passa pelo sistema elétrico, descarregando-o para a terra de forma direta. Esses disjuntores possuem a equivalência dos sistemas de pára-raios, funcionando como proteção interna das edificações.
Um sistema de aterramento tem por objetivo fornecer proteção para os usuários contra choques e danos causados pela falta de fase-terra, contatos com carcaças energizadas, contra raios e para dar apoio aos sistemas de proteção e o mais importante é lembrarmos que se atendermos ao básico, apenas o que é preconizado nas legislações, podemos evitar inúmeros transtornos que possam ocasionar graves acidentes e perdas irreparáveis.
"Boas pessoas não precisam de leis para obrigá-las a agir responsavelmente, enquanto as pessoas ruins encontrarão um modo de contornar as leis"
Platão (427-347 a.C)
Contato Direto: Quando alguém toca a superfície de um condutor carregado eletricamente, em condições de funcionamento normal (Ex.: Barramentos de quadros elétricos);
Contato Indireto: Quando alguém toca uma superfície que normalmente não conduz energia, porém devido a uma falha no isolamento dos fios, passa a funcionar como um condutor qualquer (Ex.: Partes metálicas de máquinas e equipamentos).
ispositivos de Proteção contra Surtos - DPS
Diferencial Residual - DR
TECNICO ELETRICISTA ROQUE LANE
(92) 99164-4618 (92)9955-2983
Email: eletricista24horas.rl@gmail.com
COLABORE COM O NOSSO BLOGGER
FAÇA SUA DOAÇAO
Comentários
Postar um comentário
AGRADEÇO SEUS COMENTARIOS,VAMOS SEMPRE ESTAR ATUALIZANDO PARA MELHOR DEMOSTRAÇAO DESTE BLOGGER,SE VOCE GOSTOU COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS.
ROQUE LANE