Pular para o conteúdo principal

RESOLVA VOCÊ MESMO

Como instalar uma tomada elétrica

tomadas elétricas
O momento de instalar uma tomada elétrica é um ponto difícil na vida de qualquer pessoa.
Primeiro, por ser uma atividade perigosa, que implica num risco considerável (medidas de segurança devem ser levadas a sério!).
Segundo, porque há uma infinidade de parâmetros a serem considerados.
Mas, não desanime! Estamos aqui para ajuda-lo a seguir o “caminho das pedras”!

– No VÍDEO abaixo, expomos o passo-a-passo o procedimento de instalação. Mas, não deixe de ler o conteúdo deste artigo até o final, pois há tópicos importantes, principalmente quanto à SEGURANÇA, ok?

Desde (2010), o Brasil adotou um novo sistema de tomada elétrica, ainda muito criticado por algumas pessoas, mas que se propõe a ser mais seguro que o anterior.
O problema é que, nesta fase ainda de transição, muitos equipamentos não foram adaptados (principalmente os estrangeiros) e nos obriga a soluções alternativas, como o uso de adaptadores ou “benjamins”. Aí, a questão da segurança cai por terra!
Outra situação é quando viajamos para o exterior e levamos algum equipamento nacional com o novo plugue. Muitas vezes, nem com adaptador de tomada elétrica ele irá funcionar…
Só que não adianta reclamar. O sistema foi normatizado e precisamos nos atualizar.
O ideal é que você troque as tomadas antigas pelas novas.
Antes de mais nada, verifique suas instalações elétricas, principalmente no tocante ao fio terra. Este é um detalhe muito importante para a segurança, pois o terra protege os equipamentos e os usuários. Caso não tenha um fio terra verdadeiro (não servem aquelas “gambiarras” de ligar o fio no cano ou na janela de metal!), contrate um eletricista capacitado e renove toda a fiação.
Ao longo desta explicação, iremos abordar termos técnicos, como “amperagem”, “voltagem” e “potência”.
Sei que muitos não curtem fórmulas, mas, se você faltou naquela aula de física, apenas para lembrar, estes três termos estão relacionados da seguinte maneira:

                                     Potência (Watts)
Corrente (Ampère) = _________________
                                        Tensão (Volts)

Unidades:
Ampère = (A)
Watts = (W)
Volts = (v)

Assim, para uma determinada tensão, quanto maior a potência do equipamento, maior a corrente necessária.
A tensão (voltagem) é fixa e depende da localidade. Por exemplo, na cidade de São Paulo, a tensão é de 110 volts, mas no litoral paulista, é de 220 volts.
A tomada elétrica comum apresenta duas amperagens (correntes):  10 A  ou  20 A.
Desta forma, os equipamentos com maior potência (secadores de cabelo, fornos elétricos e de micro-ondas) necessitam correntes maiores (20 A). Os de potência menor podem ser usados numa tomada elétrica de 10 A. O melhor e mais seguro, é verificar no manual do equipamento, qual o tipo de corrente é mais adequado.
Na hora de instalar uma tomada elétrica, pense em que tipos de equipamentos serão utilizados naquele local, para escolher a amperagem correta. Se ficar em dúvida ou não souber exatamente quais equipamentos serão usados em determinada tomada elétrica, coloque uma de 20 A (os equipamentos de 10 A funcionarão perfeitamente bem).
Bom, vamos considerar que suas instalações estejam de acordo com as normas técnicas estabelecidas pela ABNT. Atenção para a bitola dos fios (cabos), que deve ser de, no mínimo 2,5 mm² (o diâmetro do fio desencapado deve ser maior que 1,8 mm). Desta forma, você poderá instalar tomadas de 20 A com total segurança. Se os fios forem mais finos, você deve optar por tomadas de 10 A.
Área do círculo = π . r²            [pi = π = 3,14]    [r = raio]    [diâmetro = 2.r]
Confira:       A = 3,14  x  (0,9)²  =  2,54 mm²

Os fios devem ser de cores diferentes. Pela norma técnica da ABNT, um fio (cabo) deverá ser azul e o outro preto ou vermelho. O fio terra (terceiro fio) deverá ser verde ou estar desencapado. Contudo, em muitas residências, este padrão não é seguido. Mas, em geral, o fio terra é o “diferente”.

Conexão dos fios na tomada elétrica:
 MUITO IMPORTANTE: desligue o disjuntor (na caixa de força da residência), correspondente ao cômodo em que está trabalhando. Na dúvida, desligue a chave geral. Use um teste de voltagem nas pontas dos fios (cabos) para se certificar de que não haja corrente elétrica! Use os equipamentos e verifique os procedimentos de proteção e segurança!
No padrão brasileiro atual, o terra corresponde ao furo do meio.
Para conectar os fios (cabos) na tomada elétrica, desencape a ponta dos fios, em cerca de 10 mm. Pode-se usar um alicate desencapador de fios para facilitar. Se não tiver um alicate desses, faça um corte circular na capa do fio (cabo) e puxe a extremidade da capa a ser retirada com um alicate.
Agora, afrouxe os pequenos parafusos correspondentes aos polos da tomada, com uma chave de fenda pequena ou chave Philips (dependendo do padrão da cabeça dos parafusos).
Encaixe o fio terra no polo central e aperte bem o parafuso.
Encaixe os outros dois fios (cabos) em seus polos respectivos e firme bem os parafusos.
Volte à caixa de força e religue o disjuntor ou a chave geral.
Com um teste de voltagem, confira se a tensão está correta (introduza as pontas do teste nos orifícios externos da tomada elétrica instalada).
Desligue novamente a energia (na caixa de força).
Coloque os fios para dentro da caixinha da tomada e faça os encaixes do acabamento.
Pronto! Sua tomada está terminada. Pode ligar a força e conectar seus aparelhos elétricos.

Tomada dupla:
Melhor e mais seguro que usar extensões ou “benjamins”, é instalar uma tomada elétrica dupla.
TOMADA DUPLA
TOMADA DUPLA
Neste caso, corte três pequenos segmentos de fios (de preferência, respeitando o padrão de cores), um pouco maiores que a distância entre as tomadas.
Desencape as duas extremidades destes segmentos de fios (cabos).
Encaixe-os (segundo a polaridade) em uma das tomadas e aperte os parafusos.
As outras extremidades serão encaixadas na outra tomada elétrica, junto com os fios (cabos) correspondentes (você pode torcer as extremidades desencapadas para uni-los, antes do encaixe). Aperte os parafusos, e pronto! Proceda como no final do item anterior.

Resolva Você Mesmo  DICAS:

– Identifique a voltagem e, se possível, a amperagem, no espelho da tomada elétrica. Existem etiquetas prontas no mercado.
– Para identificar as tomadas de 220 volts, existem modelos na cor vermelha.
TOMADA ELÉTRICA COM ETIQUETAS
TOMADA ELÉTRICA COM ETIQUETAS

Revisão dos procedimentos de segurança:
– Sempre que for manipular componentes elétricos, certifique-se de que a energia esteja desligada (disjuntores, chave geral, etc)! Confira com um instrumento detector de voltagem.
– Use luvas e sapatos emborrachados.
– Não se apoie ou se encoste em superfícies ou estruturas de metal (ou outros materiais condutores elétricos) enquanto trabalha. Preste atenção, ao se ajoelhar, se  não está criando uma possibilidade de condução elétrica (nesse caso, proteja seus joelhos com material isolante).
– Não se esqueça dos óculos de proteção (mesmo que você use óculos de lentes corretivas), pois no caso de um curto-circuito, faíscas podem atingir seus olhos, causando ferimentos graves!
– Nunca manipule fios (cabos) elétricos na presença de água e umidade.
– Evite trabalhar com fiação em dias de tempestades e trovões.
– Use ferramentas com proteção elétrica (alicates, chaves de fenda e cortadores de fios com cabos emborrachados para até 1000 volts).
– Não tenha pressa! Se o tempo é curto, suspenda a tarefa para realiza-la em outro dia, com calma! Esteja seguro e consciente de cada passo a ser dado.
– Não permita que crianças manipulem fiação elétrica!
DUVIDAS FALE CONOSCO  CLIQUE AQUI



Entenda e aprenda a controlar suas finanças e faça o seu dinheiro trabalhar por você. Entendendo os tipos de mercado e riscos, você irá traçar o seu perfil de investidor e com certeza em pouco tempo estará obtendo altos ganhos reais. Este livro digital é uma verdadeira terapia financeira e é ideal para quem está começando e quer ter uma base forte para não deixar o dinheiro parado.
POR APENAS R$ 10,00 EBOOK PROMOCIONAL
FORMAS DE PAGAMENTO
BANCO DO BRASIL
Conta corrente 66264-X
Agencia 1208-4
valor R$ 10,00
Roque Lane 
Ou no PAG -SEGURO  CLIQUE AQUI
Enviaremos seu Livro digital direto para seu email,sem spam,sem virus 100% seguro,apos deposito bancario confirme deposito AQUI

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Como criar convite para festa com confirmação de presença no Google Forms

Serviço do Google oferece modelo para convite de festas que pode ser enviado ao convidados pela internet. Google Forms Serviço do Google oferece modelo para convite de festas que pode ser enviado ao convidados pela internet. Por  Roque Lane O Google Forms tem um modelo editável de convite online de festas que permite pedir confirmação de presença, o famoso RSVP ("Responda por favor", em português). Além disso, é possível fazer perguntas e deixar espaços para obter o contato das pessoas interessadas no evento. A plataforma, então, exibe as respostas para que o anfitrião saiba quem e quantos convidados irão à comemoração. O usuário pode editar todos os dados do modelo, para que as informações sejam personalizadas de acordo com cada festa. Para usar o Google Forms é necessário ter uma conta do Google. Ao final das edições, o convite pode ser enviado por e-mail, como um link no WhatsApp ou compartilhado no Facebook...

Como gerar mais resultados no instagram?

O Instagram é uma rede social 100% visual e mobile. Esse é o princípio básico para criação de conteúdos que fazem sucesso e geram vendas. É importante saber que para você gerar autoridade no meio online e assim, consecutivamente, obter vendas, é preciso gerar conteúdo de valor! Por isso, nós viemos te ensinar um passo a passo e te dar dicas de aplicativos, sites e etc… Vamos começar?   4 DICAS DE COMO GERAR MAIS RESULTADOS: Hashtags:  São palavras colocadas ao lado do símbolo # para poder organizar os conteúdos nas redes sociais. Não é preciso usar hashtags em todas as suas postagens, porém, algumas são de extrema necessidade e podem deixar o seu conteúdo mais ‘’popular’’ entre as pessoas que se interessam por tal assunto. Através delas, você poderá alcançar o seu verdadeiro público alvo, e de acordo com a combinação feita entre as hashtags, você conseguirá transformá-los de seguidores para possíveis clientes. Por isso, pode-se dizer que através das Hashtags você conse...

Qual a diferença entre as tomadas de 10 e 20 ampères?

Diferença entre tomadas de 10 e 20 ampères Diferença entre tomadas de 10 e 20 ampères Diferença entre tomadas de 10 e 20 ampères NOW VIEWING A  diferença entre tomadas de 10 e 20 ampères  se dá com certeza nos momentos que você já se deparou com situações como: ligar um aquecedor, geladei...