Como Gerar Sua Própria Eletricidade
5 Partes:Energia solarUsando sistemas alternativosObtendo o necessárioPreparando-se para o piorEscolhendo e usando baterias
Como parte do esforço para conseguir a independência energética, gerar sua própria eletricidade é uma das melhores coisas que se pode fazer. Com a eletricidade gerada por você, será possível fazer funcionar um dispositivo de abertura de portões, iluminar e alimentar um anexo, vender eletricidade de volta à distribuidora e cortar sua conta de luz, recarregar um carro ou até se livrar completamente da distribuidora de energia. Continue lendo para obter algumas ideias ótimas do que fazer para alcançar esse objetivo.
ROQUE ELETRICISTA SIGA-ME NO FACEBOOK CLIQUE AQUI
Parte1
Energia solar
- 1Aprenda sobre painéis solares. Eles são uma solução comum e têm diversas vantagens. Funcionam na maior parte do mundo, são modulares e podem ser expandidos para se adequar às suas necessidades e há muitos produtos bem testados disponíveis.
- Os painéis devem ficar voltados para o norte para a exposição ao sol (voltados para o sul no Hemisfério Norte e para cima perto do equador). O melhor ângulo precisa ser ajustado de acordo com sua latitude. Você pode usar painéis em locais ensolarados na maior parte do ano e em condições nubladas.
- Montagens fixas podem ser construídas em suas próprias estruturas (que podem abrigar baterias e controladores de carga) ou em um telhado existente. Elas são fáceis de instalar e de manter se estiverem perto do chão, e não têm partes móveis. As montagens móveis seguem o sol e são mais eficientes, mas podem ser mais caras do que apenas adicionar mais alguns painéis a uma instalação fixa para compensar a diferença. São contracepções mecânicas facilmente danificadas pelo clima severo e têm peças móveis que se desgastam.
- Só porque um painel solar está classificado como 100 watts, isso não significa que ele fornecerá essa quantidade de energia regularmente. A quantidade será determinada pela forma que o montar, pelo clima ou porque é inverno e o sol está mais baixo no horizonte.
- 2Comece com pouco. Compre apenas um ou dois painéis solares no início. É possível instalá-los em estágios para que não precise gastar muito de uma vez só. Muitos dos sistemas para telhados presos por grade podem ser expandidos, e isso é algo a checar antes de comprar. Compre um sistema que possa crescer junto com as suas necessidades.
- 3Aprenda a fazer a manutenção do seu sistema. Como qualquer outra coisa, se não cuidar dele, ele vai se desmanchar. Decida quanto tempo ele precisa durar. Economizar um pouco de dinheiro agora pode custar a você muito mais depois. Invista em cuidar do seu sistema para que ele cuide de você.
- Tente trabalhar com as despesas relacionadas à manutenção do sistema e incluí-las no orçamento. Você deve evitar ficar sem dinheiro no meio de um projeto.
- 4Decida que tipo de sistema vai usar. Pense se prefere uma solução energética independente ou um sistema conectado à malha de distribuição. A primeira opção representa o máximo em sustentabilidade, pois você saberá a fonte de cada watt que usar. A segunda dá a você estabilidade e redundância e também pode fornecer uma oportunidade para vender a energia de volta para a companhia distribuidora. Se for conectado, mas gerenciar seu uso de energia como se fosse independente, poderá até fazer alguma renda extra.
- Entre em contato com sua companhia fornecedora de energia e pergunte a ela sobre sistemas conectados. A empresa pode ser capaz de fornecer incentivos e de dizer a você quem contratar para montar seu sistema de energia sustentável.
Parte2
Usando sistemas alternativos
- 1Aprenda sobre as turbinas eólicas. Elas são soluções perfeitas em muitos lugares também e podem às vezes ter um melhor custo benefício do que a energia solar.
- Você pode usar uma turbina eólica caseira feita com um alternador de carro antigo, cujos planos estão disponíveis na internet. O projeto não é recomendado para iniciantes, mas pode atingir resultados adequados. Também existem soluções comerciais relativamente baratas.
- Há ainda algumas desvantagens no uso da energia eólica. Pode ser necessário instalar as turbinas num local bem alto para que elas funcionem bem, e seus vizinhos podem considerá-las feias. Os pássaros talvez não as vejam... até que seja tarde demais.
- A energia eólica precisa de um vento razoavelmente consistente. As áreas abertas e desoladas são melhores para gerá-la, já que têm menos coisas bloqueando o vento. Essa energia é bastante usada para suplementar um sistema hidráulico ou solar de forma eficaz.
- 2Entenda os micro-hidrogeradores. Há vários tipos de tecnologias micro-hidro disponíveis, desde um propulsor caseiro conectado a um alternador de carro até sistemas robustos e engenhosos. Se morar de frente a um rio, essa solução pode ser eficiente e completa.
- 3Tente um sistema combinado. Você sempre pode combinar esses sistemas para ajudar a garantir que tenha energia o ano inteiro e o suficiente para sua casa.
- 4Considere usar um gerador independente. Se não houver energia vinda das fornecedoras, ou caso queira uma alternativa em caso de desastres ou apagões, pode ser necessário ter um gerador. Eles utilizam vários combustíveis e estão disponíveis em muitos tamanhos e capacidades.
- Uma grande quantidade de geradores é muito lenta para reagir a mudanças de carga (conectar um dispositivo que consuma muita energia faz com que o sistema falhe).
- Geradores pequenos e facilmente encontrados em lojas de artigos para a casa são para uso ocasional de emergência. Eles geralmente falharão se forem usados para gerar energia diariamente.
- Os geradores grandes para casa podem custar um valor considerável. Eles usam gasolina, diesel ou GNV e costumam ter um modo automático no qual começam a funcionar assim que a energia fornecida por rede é interrompida. Caso for instalar um, trabalhe com um eletricista licenciado e siga todos os códigos de construção aplicáveis. Caso sejam instalados incorretamente, eles podem matar eletricistas que desconectam o serviço público e não sabem que também há um gerador de emergência.
- Os geradores feitos para uso em trailers, veículos recreativos ou embarcações são pequenos, quietos, feitos para uso contínuo e mais acessíveis. Podem usar gasolina, diesel ou GNV e são feitos para funcionar por várias horas por vez durante anos.
- Uma grande quantidade de geradores é muito lenta para reagir a mudanças de carga (conectar um dispositivo que consuma muita energia faz com que o sistema falhe).
- 5Evite os sistemas de cogeração. Esses sistemas, que geram energia do calor produzido geralmente por meio do vapor, são antigos e ineficientes. Embora tenham fãs, você deve evitá-los.
Parte3
Obtendo o necessário
- 1Vá às compras. Há muitos vendedores diferentes oferecendo produtos e serviços no ramo da energia sustentável, e algumas dessas soluções serão mais adequadas às suas necessidades do que outras.
- 2Faça uma pesquisa. Caso esteja interessado em um produto específico, faça comparações de preço na internet antes de falar com um vendedor.
- 3Busque conselhos de especialistas. Encontre alguém em quem você confia para ajudar você a tomar decisões. Há vendedores que têm seus próprios interesses em mente e outros que não. Encontre comunidades de "faça você mesmo" e outras online para obter conselhos que não venham de alguém que quer lhe vender algo.
- 4Investigue os incentivos. Lembre-se de perguntar sobre programas de incentivo locais, estaduais e federais ao fazer suas compras. Há muitos programas que ajudam a subsidiar os custos de sua instalação ou dão a você descontos consideráveis nos impostos.
- 5Obtenha ajuda qualificada. Nem todo empreiteiro tem as mesmas qualificações para instalar esses sistemas. Trabalhe apenas com vendedores e especialistas de instalação experientes e licenciados para trabalhar com seu equipamento.
Parte4
Preparando-se para o pior
- 1Veja informações sobre seguros para instalações maiores. Caso tenha um seguro que cubra sua casa, ele pode não cobri-la em caso de desastre, e isso pode ser devastador.
- 2Crie um relacionamento com um profissional de manutenção de energia alternativa. Caso se sinta sobrecarregado, não hesite em buscar ajuda.
- 3Pense sobre seu plano para energia de emergência. Os elementos naturais que um sistema fechado de fornecimento de energia utiliza não são confiáveis. O sol nem sempre está brilhando, o vento nem sempre está soprando e a água nem sempre está fluindo.
- Usar um sistema conectado à malha é a solução menos cara para a maioria das pessoas, especialmente aquelas que já são consumidoras de energia. Elas instalam um tipo de energia (como a solar) e anexam o pacote à malha. Quando não houver energia suficiente sendo gerada, a malha compensa as faltas, e quando há energia em excesso, a malha a compra. Os sistemas maiores podem mover o medidor de energia para trás.
- Caso não haja serviço de fornecimento de energia por perto, pode ser muito mais caro conectar-se a uma malha (ou até conectar um anexo à casa) do que fazer e armazenar sua própria energia.
- 4Aprenda sobre o armazenamento de energia. Uma solução comum para o armazenamento é usar baterias de ciclo profundo de chumbo-ácido. Cada tipo de bateria precisa de um ciclo de carga diferente, por isso tenha certeza de que seu controlador de carga pode lidar com sua bateria e que está configurado corretamente para ela.
Parte5
Escolhendo e usando baterias
- 1Obtenha baterias do mesmo tipo. Elas não podem ser misturadas, e geralmente as novas do mesmo tipo não trabalharão bem ao serem usadas junto com as mais antigas.
- 2Calcule quantas baterias serão necessárias. O armazenamento de ciclo profundo é avaliado em ampères-hora. Caso queira ter uma ideia dos kilowatt-hora, multiplique ampères-hora pelo número de volts (12 ou 24) e divida por 1000. Para obter os amperes-hora a partir dos kilowatt-hora, multiplique o valor por 1000 e divida por 12. Se seu uso diário for de 1KWH, você precisará de cerca de 83 amp/h de armazenamento de 12 volts, mas necessitará de 5x esse valor (considerando que nunca queira descartar mais do que 20%), ou cerca de 400 ampères-hora, para obter essa quantidade de energia.
- 3Escolha o tipo de bateria. Há muitos tipos diferentes, e é importante escolher o melhor para você. Entender o que funcionará e o que não fará toda a diferença no fornecimento de energia para sua casa.
- As baterias úmidas são as mais comuns. Elas precisam ser mantidas em ordem (a parte de cima sai para que você possa adicionar água destilada) e necessitam de uma carga "equalizadora" ocasional para cozinhar o enxofre das placas e manter todas as células na mesma condição. Algumas baterias úmidas de alta qualidade têm células de 2,2 V independentes que podem ser substituídas se derem problema. As baterias que não precisam de manutenção perderão água conforme trabalharem, e eventualmente as células secarão.
- As baterias de gel não são duráveis e não toleram problemas no carregamento. Um carregador feito para baterias úmidas cozinhará o gel das placas e formará lacunas entre elas e o eletrólito. Assim que uma delas for sobrecarregada (devido ao desgaste desigual), toda a bateria estará estragada. Elas funcionam até que bem para soluções pequenas, mas não em montagens maiores.
- As baterias de placa de vidro absorvente são mais caras do que qualquer um dos outros tipos e não precisam de manutenção. Desde que sejam carregadas corretamente e não muito profundamente, durarão um bom tempo e não vão vazar ou derramar, mesmo se esmagadas com um martelo (embora não haja motivos para você fazer isso). Elas ainda liberam gás se forem sobrecarregadas.
- As baterias de carro servem apenas para veículos. Elas não são boas para situações que requerem as de ciclo profundo.
- Baterias marítimas geralmente são híbridas. Elas funcionam bem em barcos, mas não para casas.
- 4Tenha baterias, ainda que possua um gerador. Mesmo com um gerador, as baterias são necessárias em um sistema fora da malha. Carregá-las colocará uma carga considerável sobre o aparelho para que ele trabalhe de forma eficiente de acordo com o combustível que consome, enquanto alimentar apenas as luzes exigirá pouca carga, e muitos geradores lidam com isso de forma ineficiente.
- 5Mantenha e inspecione suas baterias. As baterias e seus conectores precisam de inspeções rotineiras (mesmo aquelas "livres de manutenção" devem ser inspecionadas rotineiramente). A tarefa pode ser feita por um profissional, mas você também pode aprender a fazê-la sozinho.
Dicas
- Em qualquer área na qual os serviços públicos ainda não estejam instalados, o custo de conectar novas construções à malha pode passar o de instalar seu próprio sistema de geração de energia.
- As baterias de ciclo profundo não se darão bem se forem carregadas profundamente além de 20% da profundidade de descarga com frequência. Caso isso seja feito com frequência, a vida útil delas ficará bem curta. Se carregá-las de forma rasa na maior parte do tempo e de forma profunda de vez em quando, a vida útil delas será prolongada.
- É possível se juntar a vizinhos de uma área remota para pagarem por um sistema de energia juntos. Decidam pelo que for bom para todos os envolvidos, pensando num futuro em que alguns possam se mudar. Pode ser necessário formar uma associação de moradores ou outra estrutura similar.
- Há muitas opções para financiar o sistema e benefícios em impostos para algumas fontes de energia.
- Existem diversos artigos na internet com muito mais informações boas, mas a maioria deles tem como foco vender a solução de uma empresa em particular.
- Caso o investimento não se justifique em reais e centavos, por acaso se justifica em...
- ...necessidade imediata (ausência de companhias de distribuição de energia)?
- ...paz de espírito?
- ...não ter fios na propriedade?
- ...direito de cantar vitória?
- Fazer esses sistemas funcionarem não é nenhuma ciência complexa, desde que se tenha conhecimentos sobre circuitos elétricos.
- Caso tenha acesso à água corrente, a micro-hidro pode funcionar melhor do que a solar e a eólica combinadas.
Avisos
- Não importa o que instalar, veja se o seguro da sua casa cobre. Não assuma nada.
- Caso não tenha nenhum conhecimento sobre segurança ou teoria para trabalhar com eletricidade em mente, considere esta uma lista do que escolher antes de chamar uma pessoa especializada para instalar.
- Você pode causar danos severos a sua propriedade (tomar choques, causar vazamentos no telhado ou incêndios).
- Você pode causar ferimentos sérios ou morte (eletrocussão, queda a partir de uma altura elevada, materiais mal presos caindo sobre as pessoas).
- Baterias em curto ou mal ventiladas podem causar explosões.
- O ácido de bateria pode causar queimaduras sérias e cegueira.
- Mesmo a corrente contínua nessa amperagem pode parar seu coração ou causar queimaduras severas, se uma joia entrar em contato com ela.
- Se a energia for retroalimentada para o painel de circuitos (por meio de um gerador ou de inversores), deixe um aviso destacando esse aspecto para os funcionários do serviço de energia elétrica, ou eles podem desconectar o serviço e serem eletrocutados ao assumirem que a energia está desligada.
- O risco é real. Aquela roda inocente e os painéis roxos podem te matar bem morto.
- Há sistemas "tudo-em-um", mas eles geralmente são pequenos, muito caros ou as duas coisas.
- Cheque os códigos de construção local, as leis de zoneamento e outras permissões necessárias.
- Algumas pessoas acham os painéis solares "feios".
- Algumas pessoas acham os geradores eólicos "barulhentos" E "feios".
- Caso não tenha "direitos" sobre a água que usar, algumas pessoas podem não concordar com seu uso dela.
Materiais Necessários
- Inversor
- Controlador de carga
- Baterias de ciclo profundo
- Fonte(s) de energia
- Painéis solares (fotovoltaicos)
- Gerador eólico
- Microgerador hidrelétrico
- Motor
- ROQUE LANE (92)99164-4618 TECNICO ELETRICISTA
Comentários
Postar um comentário
AGRADEÇO SEUS COMENTARIOS,VAMOS SEMPRE ESTAR ATUALIZANDO PARA MELHOR DEMOSTRAÇAO DESTE BLOGGER,SE VOCE GOSTOU COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS.
ROQUE LANE