COMO FAZER UM ATERRAMENTO ELETRICO RESIDENCIAL – A IMPORTÂNCIA DE UM ATERRAMENTO EFICIENTE.
ROQUE ELETRICISTA
0FLARES
Como fazer um aterramento eletrico residencial – A importância de um aterramento eficiente.
O aterramento elétrico é fundamental na hora da instalação elétrica, neste artigo vamos mostrar como fazer um aterramento eletrico residencial com as 3 funções principais.
- A primeira função é descarregar as cargas acumuladas em sua carcaça para a terra.
- A segunda é facilitar o funcionamento dos dispositivos de proteção, como as chaves, fusíveis, disjuntores, entre outros.
- A terceira e muito mais importante, é a função de proteger o usuário, como quando por exemplo, acontece uma descarga atmosférica. Assim o aterramento eletrico residencial funciona como um meio para conduzir tal eletricidade até a terra.
Claro que o aterramento elétrico possui outras funções, como por exemplo, ele elimina as interferências eletromagnéticas (EMI).
Não basta apenas ter um aterramento eletrico residencial instalado em sua casa ou em sua empresa. É necessário que este aterramento esteja em vigor com as normas regulamentadoras e seja, logico e eficiente.
Dicas para fazer aterramento eficiente
Antes de iniciar o procedimento, você deve estar atento as exigências da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e nas Normas Brasileiras Regulamentadores (NBR).
Dentre várias normas, atente-se as especificações da NBR 5410 (Instalação Elétrica de Baixa Tensão. Na seguinte subseção, 6.3.3.1, é possível que você encontre sistemas de aterramentos que podem ser feitos, qual o melhor tipo para sua obra.
Para instalar um aterramento a um aparelho específico, o fabricante vem informando qual o tipo de sistema de aterramento pode ser utilizado.
Caso não haja informações, opte por utilizar o sistema TT sempre que for possível. Caso você não consiga opte pelo TN-S e no ultimo caso escolha o sistema TNC.
Os cálculos de dimensionamento de um aterramento eletrico residencial tem que na maioria das vezes se feito por um engenheiro elétrico, o mesmo pode lhe indicar melhor qual o melhor sistema a ser utilizado.
Dicas de como fazer um aterramento eletrico residencial.
1° dica
Na hora de escolher hastes de aterramento, procure sempre escolher sistemas com hastes de 2,5 m, pois assim diminui e muito os riscos de atingir algum duto subterrâneo na hora de sua instalação.
As hastes são feitas de aço e revestida de cobre com o comprimento de 1,5 a 4,0 m, analise bem sua instalação e veja qual comprimento melhor de adaptação ao seu projeto.
2° dica
O eletrodo de cobre citado na dica anterior, deve ser deixado apenas 10 cm para fora, o resto deverá ser todo enterrado. Os eletrodos indicados e também os mais utilizados são os de chapas, cabos, hastes e malhas, e todos eles são feitos de cobre.
3° dica
Agora é hora de conectar um cabo ao eletrodo e leva-lo até o quadro central, e conecta-lo a barra de terra, de tal forma que os fios sejam colocados um e cada eletrodo. Para ficar melhor de intender, cada fio terra será ser conectado a uma tomada.
4° dica
Na hora de colocar o fio Terra, a bitola deve acompanhar a bitola do fio fase, regra valida para cabos de até 16 mm². Passando os 16 mm², a bitola do fio terra pode apresentar metade da dimensão do fio fase.
As cores padrões geralmente são o verde e/ou amarelo.
ROQUE ELETRICISTA
SIGA-NOS NO FACEBOOK CLIQUE AQUI
Comentários
Postar um comentário
AGRADEÇO SEUS COMENTARIOS,VAMOS SEMPRE ESTAR ATUALIZANDO PARA MELHOR DEMOSTRAÇAO DESTE BLOGGER,SE VOCE GOSTOU COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS.
ROQUE LANE